quinta-feira, 2 de junho de 2011

Considerações Futebolísticas VIII

No passado sábado, jogou-se a final da Liga dos Campeões da UEFA, no magnífico palco de Wembley, em Londres. Frente a frente estiveram duas das melhores equipas de futebol da actualidade: Manchester United de Inglaterra e FC Barcelona da nossa vizinha Espanha. Antes do jogo em questão, ambas as equipas contavam com 3 Ligas dos Campeões/Taças dos Campeões Europeus no respectivo palmarés. Contudo, no fim da partida, apenas a equipa da Catalunha viu esse número aumentar.

Jogadores do FC Barcelona festejam a conquista da Liga dos Campeões
A equipa blaugrana venceu os red devils por 3-1, numa demonstração assombrosa de superioridade, eficácia e elegância. Os golos da partida foram apontados por Pedro Rodríguez, Lionel Messi e David Villa, do lado da equipa espanhola, sendo que, por sua vez, o tento do Manchester United foi da autoria de Wayne Rooney, o único jogador que se destacou pela positiva na equipa inglesa. O português Nani apenas entrou em jogo no decorrer da segunda parte, já sem muitas hipóteses de ser influente no resultado final.

Com esta vitória, Pep Guardiola conquistou o seu 10º título em apenas 3 épocas em Barcelona e tornou-se num dos poucos treinadores que se podem gabar de ter no currículo 2 troféus da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus. Entretanto, o ex-médio já confirmou que na próxima época continuará à frente da equipa catalã.

Assim, o FC Porto, vencedor da Liga Europa, terá o FC Barcelona como opositor na próxima edição da Supertaça Europeia, a realizar no dia 26 de Agosto, no Mónaco. Além disso, a equipa espanhola irá também marcar presença no próximo Mundial de Clubes da FIFA, em Dezembro.

Chegaram ao fim, então, as competições internacionais de clubes da UEFA da época 2010/2011. Para além da Liga Europa e da Liga dos Campeões, já bastante abordadas neste espaço futebolístico, no decorrer desta temporada também houve lugar para a Supertaça Europeia e para o Mundial de Clubes, duas competições referentes, no entanto, à época passada. Relativamente à primeira, realizada no passado mês de Agosto, o vencedor foi o Atlético de Madrid, que derrotou o Inter de Milão por 2-0. A equipa italiana, por sua vez, sagrou-se campeã do Mundo de clubes há 6 meses, quando derrotou os africanos do TP Mazembe por 3-0.

. . .

Acabou o futebol, acabaram as séries... Não volto a ligar a TV tão cedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário