quinta-feira, 26 de maio de 2011

Considerações Futebolísticas VII

No passado domingo, o FC Porto deu por terminada uma época absolutamente brilhante, ao vencer o Vitória de Guimarães por 6-2, na final da Taça de Portugal. Foi, sem dúvida, uma das melhores finais de Taça dos últimos anos, repleta de golos, boas jogadas e muito fair play, quer dentro de campo, quer nas bancadas do estádio. Os tentos da partida foram da autoria de James Rodríguez (3), Hulk, Rolando e Varela, do lado portista, sendo que pela equipa de Guimarães marcaram Edgar e Álvaro Pereira, este último na própria baliza. Destaque óbvio para o jovem colombiano James que, com 19 anos, se tornou no sexto jogador da História do futebol em Portugal a conseguir um hat-trick numa final da Taça de Portugal.

Jogadores do FC Porto festejam mais uma vez esta época
Com esta vitória, os dragões alcançaram a famosa dobradinha (Campeoanto Nacional e Taça de Portugal) e o incrível triplete (Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Liga Europa), o segundo da História do clube. De facto, o FC Porto é a primeira equipa da Europa a atingir duas vezes tal feito.

Como se tudo isto não bastasse, juntando a Supertaça Cândido de Oliveira conquistada no início da época aos três outros troféus já referidos, André Villas Boas igualou a proeza de Tomislav Ivic, treinador croata que na época 1987/1988 levou o FC Porto à conquista de 4 competições, um máximo no nosso país. Assim, nesta época, a equipa portista apenas não ganhou a Taça da Liga, vencida pelo rival Benfica.

O FC Porto conta agora com 69 títulos no seu palmarés, tornando-se no clube português com mais títulos oficiais no futebol sénior masculino, com mais um que o Benfica (68). O vídeo abaixo apresentado resume muito rapidamente todos esses títulos; contudo, o seu autor esqueceu-se de nele incluir os 4 Campeonatos de Portugal que o clube venceu na década de 1930.


. . .

Falta apenas 1 dia para a sondagem desta semana fechar e ainda só vejo 10 votos! Vou ter de ir a vossa casa? Eu sei onde moram!

Sem comentários:

Enviar um comentário