terça-feira, 12 de abril de 2011

Yuri Gagarin

Há algo no Espaço que me fascina. Talvez seja o facto de ser grandioso, ou mesmo por ser quase completamente desconhecido... Não sei. Apenas sei que aquele vasto tapete negro, que está lá em cima todas as noites, me encanta desde a minha estadia na União Soviética, na década de 50.

Foi em 1955 que conheci aquele que viria a tornar-se no meu grande e único amigo durante a minha permanência naquele país: Yuri Gagarin. Ou Gaguinho, como eu o chamava. O fascínio dele pelo Espaço era ainda maior que o meu! Passava noites a observá-lo, não falava de outra coisa... Havia dias em que chegava mesmo ao ponto de me apetecer dizer-lhe que enfiasse a Ursa Maior num certo sítio... Mas nunca o fiz.

À medida que os anos iam passando, o Yuri ia-se tornando cada vez mais sábio. Eu já não o conseguia acompanhar! Foi, então, na manhã de 21 de Junho de 1959, que tive a seguinte conversa com ele:

"Gaguinho, acho que está na altura de voltar a Portugal. Já não consigo perceber metade do que dizes. Superaste-me de tal maneira que já não te sou útil nas tuas investigações."

"Tens razão. De facto, não és."

"Ah... Pronto. Então eu vou indo."

"Vai lá. Adeus."

"Yuri?"

"Sim?"

"Acredito mesmo que daqui a 1 ou 2 anos consigas fazer a viagem que sempre quiseste fazer: ir ao Espaço. Tens o meu apoio. Adeus."

"Obrigado. Até qualquer dia."

O meu vaticínio estava correcto. No dia 12 de Abril de 1961, há exactamente 50 anos, Yuri Gagarin tornou-se no primeiro Homem a viajar no Espaço, a bordo da nave espacial Vostok I. Parabéns Gaguinho. Mas, se não fosse eu, não terias conseguido.

Yuri Gagarin
Exacto, a idiotice está de volta ao meu blog. Mas foi a maneira que eu encontrei de homenagear o referido astronauta, nesta data importante para a Conquista Espacial. Um plágio descarado dos Descobrimentos portugueses. Enfim...

Um bem haja a todos.

3 comentários:

  1. Ena! Eu sabia que a Laika era tia-bisavó do teu Fugas... mas nunca imaginei que foras amigo do "Gaguinho" :-P eheh

    ResponderEliminar
  2. Muito bom lol

    não te imaginava era tão velho...sendo assim não sei se poderás participar nas JMJ11...:P

    Daniela

    ResponderEliminar
  3. Podias ter ido com ele e ficado por lá! :D

    ResponderEliminar