quarta-feira, 29 de junho de 2011

Séries - The Office (Versão Americana)

Neste penúltimo post relativo às minhas séries de eleição, chegou a vez de The Office, programa que foi originalmente criado em Inglaterra e só mais tarde adaptado para a TV norte-americana. Contudo, contrariamente àquilo que é normal, pode dizer-se que neste caso a adaptação supera a versão original.

A adaptação americana desta famosa comédia já conta com 7 temporadas, ao longo das quais foi sendo nomeada para vários prémios dentro da sua categoria.

Nesta série, há duas personagens que se destacam claramente das demais: Michael Scott, interpretado pelo magnífico Steve Carell, e Dwight Schrute, ao qual Rainn Wilson dá vida. No entanto, o vídeo de hoje foca-se apenas em Dwight, simplesmente porque foi isso que eu decidi. Ele aí está.


. . .

Amanhã é dia de exame de Estrutura e Função de Proteínas. Uma seca.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O Dilema do Facebook

Toda a gente tem Facebook.

Menos eu!

Na verdade, já muitas pessoas me tentaram convencer a criar uma conta nessa viciante rede social. No entanto, ainda ninguém me convenceu a fazê-lo. Assim, o presente post serve única e exclusivamente para que os leitores deste blog me incentivem a juntar-me a esse fenómeno chamado Facebook.

O acordo é o seguinte: se, até ao próximo dia 10 de Julho, este post receber, pelo menos, 20 comentários de 20 pessoas diferentes, comprometo-me desde já a criar uma conta no Facebook! Caso contrário... Nada feito.

Vocês decidem.

. . .

Actualização: tendo em conta que a Daniela fez 2 comentários e que alguém se fez passar pelo Presidente da República, são necessários 22 comentários para que eu adira ao Facebook.

Actualização 2: no dia 11 de Julho adiro ao Facebook.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Desabafos Sorteados

| Estou cansado e tenho sono | É o que dá manter acesa a tradição da noite de São João | E a noite das marchas populares no dia seguinte não ajudou muito | O problema é que tenho de estudar | E não me apetece | Principalmente porque é para a cadeira mais complicada do semestre | Que chatice |

| Quero férias | Mas só as tenho lá para meados de Julho | O que já não é mau mas enfim | Uma pessoa quer sempre férias |

| Esta altura do ano traz-me sempre à memória alguns insucessos passados | E isso não me agrada | Mas isto passa |

| Sinto também que há coisas que começam a mudar | Alguns amigos já se afastaram | Outros, aparentemente, para lá caminham | Será que vão todos? |

| Além disso, tenho fome | Sem dúvida o desabafo mais importante deste post | 

| Vou jantar, então |

. . .

O blog atingiu as 5.000 visitas durante o dia de hoje! Obrigado a todos!

domingo, 26 de junho de 2011

Relíquias do Passado XI

Depois de, na semana passada, ter apresentado uma Relíquia do Passado antiquíssima, desta vez deixo cá uma relativamente recente.

Coliseu, Roma, 2010
Cyrillo, Pontes e eu no Coliseu, em Roma, nas férias de Verão do ano passado.

Modéstia posta de parte... Que foto poderosa!

. . .

A presente sondagem chega ao fim no próximo sábado. Votem!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Séries - The Big Bang Theory

A série desta quarta-feira é The Big Bang Theory, uma sitcom norte-americana que tem sido frequentemente nomeada para melhor comédia nos Emmy Awards, ao longo das suas 4 temporadas. O programa foca-se em 4 cientistas nerds, Leonard, Sheldon, Rajesh e Howard, e numa jovem atraente cujo sonho é ser actriz, Penny.

De entre todos, aquele que mais sobressai pela suas características pouco normais é, sem dúvida, Sheldon Cooper, uma das personagens mais estranhas que já passou pela televisão. O papel é interpretado pelo actor Jim Parsons, vencedor de vários prémios devido às suas prestações no programa.

Deixo cá, então, uma compilação de alguns dos melhores momentos de Sheldon Cooper na série.


Bazinga.

terça-feira, 21 de junho de 2011

"Antigamente é que era!" (Parte 2)

Como prometido, aqui estão as duas músicas inconfundíveis de hoje: Angie (The Rolling Stones - 1973) e We Will Rock You (Queen - 1977).



Mais uma vez, sintam-se à vontade para dar a vossa opinião.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Antigamente é que era!" (Parte 1)

Na senda da presente sondagem, os posts de hoje e de amanhã serão exclusivamente destinados a relembrar algumas das grandes músicas dos anos 60 e 70 do século passado.

Evidentemente, não quero com isto dizer que actualmente as bandas não têm qualidade.

Contudo, na minha opinião, alguns dos temas musicais surgidos nas duas décadas acima referidas parecem ser dotados de uma certa intemporalidade que aparenta ser irrepetível.

Hoje, deixo por cá duas excelentes músicas: Yesterday (The Beatles - 1965) e Wish You Were Here (Pink Floyd - 1975). Assim, amanhã será a vez de mais duas fantásticas bandas: Queen e The Rolling Stones.



Escolhi estas duas músicas, em representação de cada uma das bandas em causa, unicamente por uma questão de preferência pessoal. 

E vocês? Que tema(s) dos Pink Floyd e The Beatles preferem? 

domingo, 19 de junho de 2011

Relíquias do Passado X

Até há bem poucos minutos atrás, estava convicto de que não possuía cá em casa qualquer registo fotográfico dos meus tempos de Ensino Básico.

Mas estava enganado.

Como tal, neste domingo, as Relíquias do Passado retrocedem mais do que nunca, mais do que eu esperava ser possível quando inaugurei este espaço... Até 2004!

Trata-se, então, de uma foto referente a uma visita de estudo realizada em Maio de 2004 (no meu 8º ano de escolaridade), a Cadaval (Leiria).

Cadaval, 2004
Presentes na foto estão o Cenoura, a Susana, o Zé Luís, o Fábio, a Cátia, eu, a Nelinha, o Tarças e o Jota, todos da turma 8º B da Escola EB 2,3 de Manhente.

Nem sei que diga. Muita coisa mudou.

. . .

O que é aquilo na minha cabeça? Cabelo? O que a puberdade faz...

. . .

A sondagem desta semana já está disponível!

sábado, 18 de junho de 2011

Sondagem VII

Finalmente terminou a sétima sondagem do blog, intitulada "Qual dos seguintes legumes gostarias de ser?", com as opções de resposta "Pepino", "Couve-flor", "Brócolos" ou "Feijão-frade". Analisados os 16 votos efectuados, declaro que o grande vencedor foi o fantástico Pepino, que reuniu 43% dos votos efectuados.

Pepino
Na segunda posição, com a mesma percentagem de votos (25%), ficaram os fenomenais Brócolos e a majestosa Couve-flor.

Brócolos e Couve-flor
Por fim, no último lugar, ficou o coitado do feijão-frade, que arrecadou apenas 6% dos votos.

Feijão-frade
A próxima sondagem estará brevemente disponível. Votem!

. . .

A Relíquia do Passado desta semana aparecerá apenas amanhã. Um bem haja.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Séries - Modern Family

Chegamos a quarta-feira, dia de prestar homenagem a mais uma das minhas séries televisivas de eleição. Esta semana é a vez da sitcom americana Modern Family, que em 2010 venceu o Emmy Award para a melhor comédia do ano.

Nesta série, a personagem de destaque é claramente Phil Dunphy, interpretado pelo actor norte-americano Ty Burrell. Deixo aqui no blog, então, três vídeos que representam alguns dos melhores momentos de Phil Dunphy na série em causa.


No primeiro vídeo, Phil Dunphy explica o porquê de se considerar um pai fixe; no segundo chora, fazendo com que as suas duas filhas também chorem; e por fim, no terceiro, chega a casa no exacto momento em que toda a sua família começa a pensar que foi ele quem andou a visitar sites de pornografia.

terça-feira, 14 de junho de 2011

O Início dos Telemóveis

Hoje, deixo cá no blog um dos primeiros anúncios televisivos de telemóveis a surgir em Portugal. Visto actualmente, é tão ridículo que até coloquei este post na secção "Comédia".


O comando da televisão cá de casa é bem mais pequeno.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Indignação

Num dos primeiros posts deste blog, exprimi a minha indignação relativamente à incoerência existente em cafés e/ou restaurantes, no que diz respeito às bebidas que nos servem quando estas não se tratam daquelas que realmente pedimos. Ora, hoje vou expressar a minha indignação novamente mas, desta vez, quanto a um assunto muito diferente: os críticos de cinema.

Estes indivíduos são aqueles que, supostamente, percebem bastante da indústria cinematográfica e que, como tal, expõem em jornais, revistas, etc. as suas opiniões relativamente aos filmes mais recentes. Depois de muitos anos a dar atenção às críticas destes tais sábios da sétima arte, cheguei a uma conclusão muito simples: grande parte dessas críticas são estúpidas.

Sim, eu sei que gostos e opiniões não se discutem! E sim, eu sei que os críticos a que me refiro são, provavelmente, pessoas com grandes habilitações na área em questão!

Mas, neste caso, os gostos deles merecem ser discutidos. Porquê? Porque grande parte destes críticos, suportados pelas já referidas habilitações que, em condições normais, possuem na área do Cinema, limitam-se a dividir as suas críticas em dois grupos:

  1. Críticas aos filmes mais conhecidos pelo público em geral;
  2. Críticas aos filmes conhecidos por apenas meia dúzia de pessoas.

Assim, para avaliar um filme, a única coisa que os críticos fazem é enquadrá-lo numa das duas categorias acima mencionadas e, consoante o referido enquadramento, opinam preconceituosamente. 

Se o filme em causa tiver sido visto por milhões de pessoas no mundo e as opiniões destas sobre o mesmo forem principalmente positivas, os críticos classificam-no como "Muito Fraco", "Isto Foi Um Filme?" ou, se estiverem bem-dispostos, como "Medíocre". Por sua vez, se o filme em questão tiver alcançado o espectacular registo de 300 espectadores no mundo (incluindo os próprios actores e toda a equipa cinematográfica), nesse caso os críticos já o classificam como "Muito Bom", "Excelente" ou "É Tão Sensacional Que Nunca Mais Vou Ver Outro Filme".

Estes senhores e senhoras chegam ao ponto de espezinhar filmes como "Piratas das Caraíbas" e "A Ressaca", adorados por tanta gente, aclamando e consagrando, no entanto, obras como "A Rapariga da Saia Castanha que Corria pelos Campos nos Primeiros Dias de Outono" e "A Figueira Enquanto Árvore e Ser Vivo".

Refira-se que esta minha indignação, para além de exagerada, é também feita de um ponto de vista geral. Isto porque é óbvio que existem críticos diferentes dos que eu acabei de caracterizar e, para além disso, é também verdade que há filmes que apesar de serem fenómenos de bilheteira são, de facto, muito fracos e outros que mesmo que não sejam vistos por muita gente são de grande qualidade.

Contudo, regra geral, aquilo que escrevi não foge muito à verdade. Comprovem-no, por exemplo, em jornais e revistas ou mesmo na Internet.

Bem, e está feita a minha crítica.

E perdoem-me a indignação.

domingo, 12 de junho de 2011

Ano e Meio


My beating heart belongs to you. I walked for miles til' I found you. I'm here to honor you. If I lose everything in the fire, I'm sending all my love to you.

sábado, 11 de junho de 2011

Relíquias do Passado IX

No episódio desta semana das Relíquias do Passado, volto a relembrar o ano de 2007, nomeadamente as aulas de Educação Física da minha turma da ESAF (11º B), no ano lectivo de 2006/2007.

Aula de Educação Física, 2007
Abel e Quim observam a fantástica pirâmide humana que eu, o Dani, o Moreira e o Pontes acabávamos de construir. Que elegância.

. . .

A presente sondagem prolongar-se-á por mais uma semana devido ao reduzido número de votos contabilizados até ao momento (10). Votem!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Considerações Futebolísticas IX

Os meses de Junho e Julho são praticamente desertos no que diz respeito a competições de clubes de futebol. Como tal, na edição de hoje do Considerações Futebolísticas, resta-me apenas fazer uma pequena referência à nossa principal Selecção Nacional, que no passado sábado realizou um jogo muito importante no Estádio da Luz, com vista à sua participação no próximo Campeonato da Europa, que terá lugar na Polónia e na Ucrânia no próximo ano.

Portugal venceu, então, a sua congénere da Noruega por 1-0, golo que foi apontado pelo sportinguista Hélder Postiga. Com esta vitória, a equipa de todos nós ocupa agora a primeira posição do Grupo H de qualificação para o já referido Euro 2012, mas com os mesmos 10 pontos que as Selecções da Dinamarca e da Noruega.

Hélder Postiga
Não seria justo dizer que a nossa Selecção fez um mau jogo; de facto, apesar da escassa vitória, os nossos jogadores batalharam, e muito, para alcançar um resultado mais esclarecedor. No entanto, a falta de eficácia e, sobretudo, a estratégia extremamente defensiva dos noruegueses não o permitiram. Além disso, Cristiano Ronaldo não conseguiu, mais uma vez, exibir-se da mesma forma que no Real Madrid. Porém, os assobios que lhe foram destinados no final do jogo não têm qualquer justificação, já que o jogador madeirense bem se esforçou por corresponder às exigentes expectativas que todos temos nele.

Para terminar, deixo aqui no blog um vídeo que mostra os melhores momentos daquele que foi, provavelmente, o jogo mais emotivo de sempre da nossa principal Selecção de futebol: o Portugal x Inglaterra dos quartos-de-final do Euro 2004.


Só para relembrar os bons velhos tempos.

. . .

O Considerações Futebolísticas vai retirar-se durante algum tempo mas voltará em breve. 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Séries - Chuck

Neste segundo post referente às minhas séries televisivas de eleição, chega a vez de Chuck. Para quem não conhece o programa, trata-se de uma mistura muito agradável de acção e comédia, que acabou de completar quatro temporadas de muito bom nível.

Assim, o vídeo desta semana foca-se sobretudo em Chuck Bartowski, que é a personagem principal da série em questão, como é evidente. O papel é interpretado pelo jovem actor norte-americano Zachary Levi.


. . .

A Sinalização Molecular chegou ao fim!

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Regresso da Sinalização Molecular

Hoje não há tema nenhum para este post.

É que a Sinalização Molecular está de volta.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Música e o Tempo

Já lá vão 10 anos desde que apareceu a música que ainda hoje considero ser a minha preferida: Another Perfect Day, dos American Hi-Fi.


O Tempo é de uma rapidez incrível. Deve ser primo do Usain Bolt ou algo assim.

domingo, 5 de junho de 2011

Sondagem VI

Terminou, por fim, a sexta sondagem do blog, intitulada "Das seguintes personagens do mundo do cinema, qual gostarias de encarnar?", com as opções de resposta "James Bond", "Charlot", "Jack Sparrow" ou "Indiana Jones". Depois de analisados os 21 votos efectuados, constatou-se que o grande vencedor foi Jack Sparrow, a personagem principal da saga Piratas das Caraíbas, interpretada por Johnny Depp, que reuniu 42% dos votos.

Jack Sparrow
Na segunda posição ficou o famoso arqueólogo e explorador Indiana Jones, encarnado pelo actor Harrison Ford, com 28% dos votos efectuados.

Indiana Jones
Seguidamente, no terceiro lugar da sondagem, apareceu o fantástico espião britânico James Bond, que arrecadou apenas 19% dos votos. Ao longo dos anos, o papel em questão foi interpretado por vários actores: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig (actualmente).

O "actual" James Bond
Finalmente, no último lugar, ficou o célebre Charlot, interpretado por Charlie Chaplin, com 9% dos votos. É exactamente como eu disse na sondagem anterior: já não há respeito pelos mais velhos.

Charlot
Já está disponível a sétima sondagem do blog. Não se esqueçam de votar!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Relíquias do Passado VIII

A Relíquia do Passado desta semana é mais recente do que as anteriores. Faz parte das memórias do ano de 2009.

Póvoa de Varzim, 2009
Tarças, Cyrillo, André, eu, Lia, Maria João e Pontes na praia da Póvoa de Varzim, em plenas férias de Verão. Que esbeltos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Considerações Futebolísticas VIII

No passado sábado, jogou-se a final da Liga dos Campeões da UEFA, no magnífico palco de Wembley, em Londres. Frente a frente estiveram duas das melhores equipas de futebol da actualidade: Manchester United de Inglaterra e FC Barcelona da nossa vizinha Espanha. Antes do jogo em questão, ambas as equipas contavam com 3 Ligas dos Campeões/Taças dos Campeões Europeus no respectivo palmarés. Contudo, no fim da partida, apenas a equipa da Catalunha viu esse número aumentar.

Jogadores do FC Barcelona festejam a conquista da Liga dos Campeões
A equipa blaugrana venceu os red devils por 3-1, numa demonstração assombrosa de superioridade, eficácia e elegância. Os golos da partida foram apontados por Pedro Rodríguez, Lionel Messi e David Villa, do lado da equipa espanhola, sendo que, por sua vez, o tento do Manchester United foi da autoria de Wayne Rooney, o único jogador que se destacou pela positiva na equipa inglesa. O português Nani apenas entrou em jogo no decorrer da segunda parte, já sem muitas hipóteses de ser influente no resultado final.

Com esta vitória, Pep Guardiola conquistou o seu 10º título em apenas 3 épocas em Barcelona e tornou-se num dos poucos treinadores que se podem gabar de ter no currículo 2 troféus da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus. Entretanto, o ex-médio já confirmou que na próxima época continuará à frente da equipa catalã.

Assim, o FC Porto, vencedor da Liga Europa, terá o FC Barcelona como opositor na próxima edição da Supertaça Europeia, a realizar no dia 26 de Agosto, no Mónaco. Além disso, a equipa espanhola irá também marcar presença no próximo Mundial de Clubes da FIFA, em Dezembro.

Chegaram ao fim, então, as competições internacionais de clubes da UEFA da época 2010/2011. Para além da Liga Europa e da Liga dos Campeões, já bastante abordadas neste espaço futebolístico, no decorrer desta temporada também houve lugar para a Supertaça Europeia e para o Mundial de Clubes, duas competições referentes, no entanto, à época passada. Relativamente à primeira, realizada no passado mês de Agosto, o vencedor foi o Atlético de Madrid, que derrotou o Inter de Milão por 2-0. A equipa italiana, por sua vez, sagrou-se campeã do Mundo de clubes há 6 meses, quando derrotou os africanos do TP Mazembe por 3-0.

. . .

Acabou o futebol, acabaram as séries... Não volto a ligar a TV tão cedo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Séries - How I Met Your Mother

Com a Primavera a aproximar-se do fim, também as grandes séries de televisão americanas vêem as suas temporadas terminarem. No entanto, How I Met Your Mother, Chuck, Modern Family, The Big Bang TheoryThe Office e Californication, as que eu acompanho regularmente, viram já confirmado o seu regresso. Até lá, só me resta esperar, visto que na televisão portuguesa, infelizmente, poucos são os programas de qualidade.

Assim, hoje e nas próximas 5 quartas-feiras, deixarei aqui no blog vídeos das minhas cinco séries predilectas. Esses vídeos darão especial destaque à personagem que eu considere que se distinga das demais, em cada uma das séries.

Começo por How I Met Your Mother, uma sitcom que já conta com seis temporadas. No decurso dessas seis temporadas, na minha modesta opinião, quem se destacou foi Barney Stinson, claramente. O papel é interpretado por Neil Patrick Harris, actor vencedor de dois Emmy Awards, entre outros prémios.

Deixo, então, uma compilação dos melhores momentos dessa personagem.


Awesome.

. . .

Feliz Dia da Criança a todos os que assim se consideram!