Fantástico!
O FC Porto voltou a maravilhar a Europa ao vencer por 5-1 a equipa do Villarreal, a contar para a 1ª mão das meias-finais da Liga Europa. A equipa portuguesa até começou mal a partida, tendo sido muitas vezes surpreendida pelas desmarcações temíveis dos jogadores da equipa espanhola, no decorrer da 1ª parte. De facto, os dragões saíram mesmo para o intervalo a perder, depois de um golo de Cani, aos 45 minutos.
No entanto, a 2ª parte trouxe um FC Porto avassalador e entusiasmante, que desmontou completamente a táctica até então eficaz do Villarreal. Aos 49 minutos, Radamel Falcao estabeleceu a igualdade através da marcação de uma grande penalidade cometida exactamente sobre ele, pelo guarda-redes Diego López. O golo da vantagem portista não demorou muito, tendo surgido aos 61 minutos, graças a uma grande jogada de Fredy Guarín, que se está a revelar um jogador fundamental nesta última fase da época.
|
Guarín e Hulk |
Apesar do resultado favorável, a equipa portista continuou ao ataque, tendo ainda conseguido apontar mais 3 golos, todos eles da autoria de Falcao: o primeiro, aos 67 minutos, na sequência de uma boa jogada de Hulk; o segundo, aos 75 minutos, num espectacular golpe de cabeça, respondendo de forma perfeita a um livre exemplarmente executado por Guarín; e o terceiro, já nos instantes finais, depois de um canto marcado pelo seu compatriota James Rodríguez.
Os dragões, que já somam 34 golos marcados nesta edição da Liga Europa, estão, assim, muito perto de assegurar um lugar na final desta competição, que se realizará no dia 18 de Maio, em Dublin.
A outra equipa presente na Irlanda será, como se sabe, o vencedor da meia-final entre SL Benfica e SC Braga. No jogo de hoje, a equipa lisboeta venceu por 2-1, com golos de Jardel e Cardozo; pelos bracarenses, marcou o brasileiro Vandinho. Apesar da vitória benfiquista, a eliminatória continua em aberto, já que a 2ª mão será realizada em Braga, onde a equipa da casa terá todas as possibilidades de garantir um resultado que lhe permita chegar à final.
Salvo qualquer catástrofe que possa ocorrer na próxima quinta-feira no jogo em Villarreal, Portugal terá, pela primeira vez na História do futebol, duas equipas na final de uma competição europeia. Para isso, basta que o FC Porto não perca por mais de 3 golos, em Espanha (resultado que é altamente improvável, na minha modesta opinião).
|
Radamel Falcao |
Destaque ainda para Radamel Falcao, obviamente. O avançado colombiano, com o poker alcançado esta noite, chegou aos 15 golos nesta edição da Liga Europa, sendo que os golos apontados nos jogos de qualificação não contam para as estatísticas da UEFA (caso contrário, seriam 16). Assim, o jogador tem o prémio de melhor marcador desta competição praticamente garantido, uma vez que Rossi, o segundo da lista, conta "apenas" com 10 golos. Na verdade, Falcao igualou a melhor marca de sempre de golos marcados numa edição da Liga Europa/Taça UEFA: o alemão Jurgen Klinsmann, na época de 1995/1996, também apontou 15 golos. O avançado portista, porém, tem ainda dois jogos (provavelmente...) para tentar suplantar essa marca e, assim, alcançar um recorde individual.
Tudo isto demonstra que Radamel Falcao é, neste momento, um dos melhores avançados do mundo. Claramente.
. . .
|
Lionel Messi |
Finalmente, uma pequena referência aos jogos da 1ª mão das meias-finais da Liga dos Campeões, nos quais as equipas do FC Barcelona e do Manchester United se colocaram em vantagem ao terem vencido por 2-0, fora de casa, o Real Madrid e o Schalke 04, respectivamente. Os golos do Barcelona foram ambos apontados por Messi (já leva 52 golos oficiais nesta época) e os do Manchester United por Rooney e pelo veterano Ryan Giggs.
Vida complicada para José Mourinho, portanto.