sexta-feira, 29 de abril de 2011

Relíquias do Passado III

O episódio das Relíquias do Passado desta sexta-feira veio mais cedo do que o habitual. Não muito cedo, porque já é meio-dia, mas umas horas antes daquilo que tem acontecido.

Bem, isso não interessa. Aí está a terceira Relíquia.

Madrid, 2006
Eu, em Madrid, no distante ano de 2006, a ser ameaçado de morte por um boneco que se assemelha bastante ao Inspector Gadget.

Temi pela vida.

. . .

Apenas um aviso. Entre hoje e terça-feira estarei no Algarve, em Portimão, numa espécie de mini-férias. Como não tenho a certeza se lá terei acesso à Internet, é possível que nos próximos 4 dias abandone o blog.

Portanto, até quarta-feira.

Ou até amanhã.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Considerações Futebolísticas III

Fantástico!

O FC Porto voltou a maravilhar a Europa ao vencer por 5-1 a equipa do Villarreal, a contar para a 1ª mão das meias-finais da Liga Europa. A equipa portuguesa até começou mal a partida, tendo sido muitas vezes surpreendida pelas desmarcações temíveis dos jogadores da equipa espanhola, no decorrer da 1ª parte. De facto, os dragões saíram mesmo para o intervalo a perder, depois de um golo de Cani, aos 45 minutos.

No entanto, a 2ª parte trouxe um FC Porto avassalador e entusiasmante, que desmontou completamente a táctica até então eficaz do Villarreal. Aos 49 minutos, Radamel Falcao estabeleceu a igualdade através da marcação de uma grande penalidade cometida exactamente sobre ele, pelo guarda-redes Diego López. O golo da vantagem portista não demorou muito, tendo surgido aos 61 minutos, graças a uma grande jogada de Fredy Guarín, que se está a revelar um jogador fundamental nesta última fase da época.

Guarín e Hulk
Apesar do resultado favorável, a equipa portista continuou ao ataque, tendo ainda conseguido apontar mais 3 golos, todos eles da autoria de Falcao: o primeiro, aos 67 minutos, na sequência de uma boa jogada de Hulk; o segundo, aos 75 minutos, num espectacular golpe de cabeça, respondendo de forma perfeita a um livre exemplarmente executado por Guarín; e o terceiro, já nos instantes finais, depois de um canto marcado pelo seu compatriota James Rodríguez.

Os dragões, que já somam 34 golos marcados nesta edição da Liga Europa, estão, assim, muito perto de assegurar um lugar na final desta competição, que se realizará no dia 18 de Maio, em Dublin.

A outra equipa presente na Irlanda será, como se sabe, o vencedor da meia-final entre SL Benfica e SC Braga. No jogo de hoje, a equipa lisboeta venceu por 2-1, com golos de Jardel e Cardozo; pelos bracarenses, marcou o brasileiro Vandinho. Apesar da vitória benfiquista, a eliminatória continua em aberto, já que a 2ª mão será realizada em Braga, onde a equipa da casa terá todas as possibilidades de garantir um resultado que lhe permita chegar à final. 

Salvo qualquer catástrofe que possa ocorrer na próxima quinta-feira no jogo em Villarreal, Portugal terá, pela primeira vez na História do futebol, duas equipas na final de uma competição europeia. Para isso, basta que o FC Porto não perca por mais de 3 golos, em Espanha (resultado que é altamente improvável, na minha modesta opinião).

Radamel Falcao
Destaque ainda para Radamel Falcao, obviamente. O avançado colombiano, com o poker alcançado esta noite, chegou aos 15 golos nesta edição da Liga Europa, sendo que os golos apontados nos jogos de qualificação não contam para as estatísticas da UEFA (caso contrário, seriam 16). Assim, o jogador tem o prémio de melhor marcador desta competição praticamente garantido, uma vez que Rossi, o segundo da lista, conta "apenas" com 10 golos. Na verdade, Falcao igualou a melhor marca de sempre de golos marcados numa edição da Liga Europa/Taça UEFA: o alemão Jurgen Klinsmann, na época de 1995/1996, também apontou 15 golos. O avançado portista, porém, tem ainda dois jogos (provavelmente...) para tentar suplantar essa marca e, assim, alcançar um recorde individual. 

Tudo isto demonstra que Radamel Falcao é, neste momento, um dos melhores avançados do mundo. Claramente.

. . .

Lionel Messi
Finalmente, uma pequena referência aos jogos da 1ª mão das meias-finais da Liga dos Campeões, nos quais as equipas do FC Barcelona e do Manchester United se colocaram em vantagem ao terem vencido por 2-0, fora de casa, o Real Madrid e o Schalke 04, respectivamente. Os golos do Barcelona foram ambos apontados por Messi (já leva 52 golos oficiais nesta época) e os do Manchester United por Rooney e pelo veterano Ryan Giggs.

Vida complicada para José Mourinho, portanto.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sweet Child O' Mine: Versão Acústica

Numa das minhas últimas visitas ao You Tube, deparei-me com uma inesperada mas agradável versão da música Sweet Child O' Mine, dos Guns N' Roses.

Aí está o vídeo.


Trata-se de uma versão acústica da famosa música em questão, interpretada pelo inconfundível Slash e pelo não tão conhecido mas também sensacional Miles Kennedy (vocalista dos Alter Bridge).

 Brilhante.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Windows 7

Finalmente, o meu computador possui um sistema operativo digno desse nome! Depois de anos a aturar o Windows Vista, posso agora desfrutar do bem melhor Windows 7.

Agradeço, por isso, ao meu primo João Pedro.

É, de facto, um alívio saber que agora, para ter uma pasta aberta a meio da tarde, não tenho de o mandar fazer na noite anterior.

Até o meu blog parece mais bonito!

Windows Vista - Lentidão Absoluta
Agora, vou debruçar-me de novo sobre a Sinalização Molecular. Uma chatice.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lamechice no 2.0

Wish You Were Here - Avril Lavigne


I can be tough
I can be strong
But with you it's not like that at all
There's a girl that gives a shit
Behind this wall
You just walk through it

And I remember all those crazy things you said
You left them running through my head
You're always there, you're everywhere
But right now I wish you were here
All those crazy things we did
Didn't think about it, I just went with it
You're always there, you're everywhere
But right now I wish you were here

Damn, Damn, Damn,
What I'd do to have you
Here, Here, Here
I wish you were here
Damn, Damn, Damn,
What I'd do to have you
Near, Near, Near
I wish you were here.

I love the way you are
It's who I am don't have to try hard
We always say, say like it is
And the truth is that I really miss

All those crazy things you said
You left them running through my head
You're always there, you're everywhere
But right now I wish you were here
All those crazy things we did
Didn't think about it, I just went with it
You're always there, you're everywhere
But right now I wish you were here

Damn, Damn, Damn,
What I'd do to have you
Here, Here, Here
I wish you were here
Damn, Damn, Damn,
What I'd do to have you
Near, Near, Near
I wish you were here.

No, I don't wanna let go
I just wanna let you know
That I never wanna let go
Let go, Oh, Oh,
No, I don't wanna let go
I just wanna let you know
That I never wanna let go
Let go, Let go, Let go...

Damn, Damn, Damn,
What I'd do to have you
Here, Here, Here
I wish you were here
Damn, Damn, Damn,
What I'd do to have you
Near, Near, Near
I wish you were here.

. . .

Nem sempre consigo estar alegre. Que feriado chato.

sábado, 23 de abril de 2011

Sondagem II

Terminou a segunda sondagem do blog, intitulada "Se fosses uma personagem de um programa infantil, qual das seguintes serias?", com as opções de resposta "Poupas Amarelo", "Tinky Winky", "Tartaruga Genial" ou "Pateta".

Poupas Amarelo
Depois de uma votação bastante renhida, e analisando os 30 votos efectuados, divulgo desde já que o grande vencedor desta sondagem foi o fantástico Poupas Amarelo, que reuniu nada mais nada menos do que 33% dos votos.

Tartaruga Genial
Seguiram-se o fabuloso Tartaruga Genial e o brilhante Pateta, tendo ambos conseguido a mesma percentagem de votos, 23%. Em último lugar ficou o Tinky Winky, uma vez que apenas 20% dos votantes teve o descaramento de escolher uma personagem tão ridícula.

Pateta
Obrigado a todos aqueles que votaram; amanhã iniciar-se-á a terceira sondagem. Ainda tenho que pensar sobre o que será.

Tinky Winky

E já agora... Uma boa Páscoa!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Relíquias do Passado II

Neste segundo episódio da nova versão das Relíquias do Passado, apresento-vos um belo momento do Retiro realizado pelo Grupo de Jovens de Galegos (Santa Maria), em 2006. 

Retiro do GJ GSM, 2006
Dani e eu, com expressões faciais difíceis de caracterizar.

Com caras de parvo, vá.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Considerações Futebolísticas II

Na noite de ontem, num jogo a contar para a 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, o FC Porto visitou e venceu o SL Benfica por 3-1, virando o resultado da 1ª mão, na qual a equipa lisboeta tinha atingido uma vitória por 2-0. Os dragões, assim, asseguraram a presença na final da Taça pelo quarto ano consecutivo, onde, desta vez, irão encontrar a equipa do Vitória de Guimarães.

Festejos dos jogadores do FC Porto
Quando se pensava que o Benfica tinha a passagem à final praticamente garantida, depois de um resultado extremamente favorável na 1ª mão, o FC Porto voltou a mostrar que é a melhor equipa portuguesa da actualidade, ao conseguir uma reviravolta extraordinária, repleta de talento, esforço e vontade. No final da 1ª parte do encontro, com o resultado ainda em 0-0, não se adivinhava um segundo tempo tão emocionante como viria a acontecer.

João Moutinho, o melhor em campo, marcou o primeiro golo portista (o seu segundo da época), aos 64 minutos, e deu esperança aos seus colegas de equipa. Oito minutos depois, Hulk fez o 2-0 numa boa jogada de entendimento com Álvaro Pereira, se bem que o avançado se encontrava em fora-de-jogo no momento do passe. Logo de seguida, Falcao fez o 3-0, naquele que foi o seu primeiro golo no Estádio da Luz, mas o quarto golo da época ao Benfica. Por fim, aos 80 minutos, Cardozo reduziu para 3-1 através da marcação de uma grande penalidade cuja justiça é muito duvidosa.

O FC Porto está, assim, e contra todas as expectativas, na final da Taça de Portugal, que se realizará no Estádio Nacional, no dia 22 de Maio. Terá, então, hipótese de alcançar a famosa dobradinha, tendo em conta que já conquistou o Campeonato Nacional.

Além de tudo isto, é ainda de salientar o facto de os dragões, no decorrer desta temporada, terem ganho 4 dos 5 jogos que realizaram contra o Benfica, numa demonstração clara de superioridade azul-e-branca.

. . .

Também ontem, mas em Espanha, José Mourinho alcançou o seu primeiro título pelo Real Madrid, ao derrotar o poderoso Barcelona na final da Taça do Rei por 1-0. O golo foi apontado inevitavelmente por Cristiano Ronaldo, na primeira parte do prolongamento, num espectacular golpe de cabeça, após cruzamento de Di Maria.

Cristiano Ronaldo e Pepe com a Taça do Rei
O Real Madrid conquistou, assim, um troféu que lhe escapava há mais de 15 anos e, por sua vez, José Mourinho conseguiu o extraordinário feito de vencer a Taça em 4 países diferentes, algo nunca antes alcançado por nenhum treinador. Os portugueses Pepe e Ricardo Carvalho também estiveram em jogo, tendo sido preponderantes na estratégia montada por Mourinho, mas quem acabou por brilhar foi Ronaldo que, depois de muitas tentativas, finalmente ganhou a Messi. O avançado português leva já 42 golos oficiais pelo Real Madrid nesta época, tendo igualado a sua melhor marca da carreira, atingida em 2007/2008, ao serviço do Manchester United.

. . .

Agora, para quem entender a referência, vou Lavar os Pés.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Incoerência

Nunca vos aconteceu, num café ou num restaurante, pedirem Coca-Cola e receberem Pepsi? Ou quererem Sumol mas vir Fanta?

A mim já, e bastantes vezes. E o mais estranho é que os empregados desses tais cafés ou restaurantes agem como se o "engano" fosse naturalmente aceitável!

Bem, mas não é. De facto, se compararmos essas situações com outras similares do nosso quotidiano, verificamos que o tal "engano" é totalmente incoerente.

Porquê?

Porque quando vamos a uma pastelaria e pedimos uma nata, não nos trazem um éclair!
Ou porque quando encomendamos rissóis de carne, ninguém nos vende croquetes!

Claro que se eu fosse a uma stand da Fiat comprar um carro, e eles me presenteassem com um Lamborghini, eu não me importaria... Mas, como é óbvio, isso nunca irá acontecer a ninguém!

Portanto, o "engano" a que este post diz respeito só acontece na tal situação do Sumol e da Coca-Cola!

Não se percebe.

. . .

Que fique claro que nada tenho contra a Pepsi ou a Fanta. São, até, excelentes refrigerantes.

E peço desculpa pelas constantes exclamações, mas esta incoerência indigna-me.

Mas já passou.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Chuck Norris Facts

Quem não se lembra do mítico Walker, o Ranger do Texas?

Pouca gente, certamente.

Essa magnífica personagem televisiva foi interpretada durante anos pelo americano Chuck Norris. Ora, de há uns anos para cá, o referido actor tem vindo a tornar-se numa espécie de ídolo fantasioso para muita gente, através desse grande mundo que é a Internet.

Como?

Através do site denominado Chuck Norris Facts (http://www.chucknorrisfacts.com/). Neste site peculiar, nos últimos anos, têm sido criadas frases particularmente anedóticas sobre o homem em causa. Vale a pena consultarem o link acima exibido.

Contudo, deixo aqui alguns dos vários Chuck Norris Facts:

  • O Chuck Norris já contou até ao infinito. Duas vezes.
  • O Papão, antes de ir dormir, verifica se o Chuck Norris está debaixo da sua cama.
  • O Chuck Norris é a razão pela qual o Wally está sempre escondido.
  • Há muito tempo, o Chuck Norris pontapeou um cavalo no queixo. Os descendentes desse cavalo são hoje conhecidos como girafas.
  • Certo dia, o Chuck Norris ganhou um jogo de 4 em Linha em apenas 3 jogadas.
  • O Chuck Norris consegue dar um soco a um ciclope no meio dos olhos.

Chuck Norris Fact
Devido ao grande sucesso que o site tem tido, actualmente, até já existe uma bebida chamada Chuck Norris. E é perigosíssima.

. . .

Já conheciam o site? Se sim, qual o vosso Chuck Norris Fact favorito?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pôncio Pilatos e a Sinalização Molecular

Que relação existe entre a área da Sinalização Molecular e o Prefeito da província romana da Judeia? Provavelmente nenhuma. Contudo, o título deste post resume, de certo modo, a minha semana de 18 a 24 de Abril.

Para que a minha última afirmação tenha algum sentido, é conveniente referir o seguinte:

  1. Vou interpretar o papel de Pôncio Pilatos, durante a representação da Via Sacra, na próxima sexta-feira (a cargo do Grupo de Jovens de Galegos Santa Maria);
  2. Na quarta-feira da próxima semana, terei que marcar presença na frequência da disciplina de Sinalização Molecular, na minha faculdade.

Ora, isto significa que esta minha semana vai ser passada a estudar para o teste referido e a decorar as falas da personagem que vou interpretar. A boa notícia é que essas falas, para além de poucas, são pequenas. Caso contrário, haveria a possibilidade (praticamente impensável mas, ao mesmo tempo, bastante engraçada) de eu confundir e misturar as falas a decorar com a matéria a estudar. Seria, de facto, muito divertido.

Na verdade, até já me estou a imaginar a responder às perguntas do teste em causa, relacionadas com mecanismos de sinalização intracelular, utilizando, para isso, trechos da quinta estação da Via Sacra. Ou então, na actuação de sexta-feira, dar uma palestra sobre sinalização por espécies reactivas de oxigénio ao Sumo Sacerdote.


Enfim, já é demasiada divagação.

sábado, 16 de abril de 2011

Sondagem I

E findou a primeira sondagem do blog, intitulada "Se fosses um animal irracional, qual dos seguintes serias?", com as opções "Ornitorrinco", "Peixe-Espada", "Macaco de Tromba" ou "Já sou um animal irracional".

Macaco de Tromba
Depois de avaliados os resultados correspondentes aos 23 votos efectuados, é com muito orgulho que divulgo que 52% das pessoas que visitam o meu blog são animais irracionais. Os restantes, se o fossem, teriam preferência por ornitorrincos, principalmente (39%), mas também por macacos de tromba (8%).

Ornitorrinco
Com muita tristeza, constato ainda que ninguém gostaria de ser um peixe-espada. Não sei bem porquê, uma vez que se trata de um peixe muito fofinho.

Peixe-Espada
E está aberta a segunda sondagem. Votem!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Relíquias do Passado I

Após uma ausência bastante prolongada, eis o regresso das Relíquias do Passado! Depois de 27 capítulos publicados no blog anterior, este espaço por mim idealizado está pronto para novos episódios, a serem publicados neste Sagacidade Divagante 2.0.

O primeiro momento a recordar nesta segunda edição das Relíquias do Passado é a Ceia de Natal de 2006 do Grupo de Jovens de Galegos (Santa Maria).

Ceia de Natal do GJ GSM, 2006
Nesta foto, Dani, eu, Jota, Quim e Tarças (infelizmente, tapado exactamente por mim) animamos a Ceia, com a espectacular actuação da banda por nós criada: os Five "Sem Abrigo" Taste. Épico.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Considerações Futebolísticas I

Histórico! Pela primeira vez na História do futebol, Portugal tem três equipas nas meias-finais de uma competição europeia: FC Porto, SL Benfica e SC Braga. A outra equipa presente é o Villarreal, ou seja, as meias-finais da Liga Europa serão totalmente ibéricas.

Cristian Rodríguez, Hulk e Falcao
O FC Porto, depois de na 1ª mão destes quartos-de-final ter goleado, em casa, o Spartak Moscovo por 5-1, voltou a mostrar a sua força, conseguindo mais uma vitória, desta vez na Rússia e por uns concludentes 5-2. Os golos portistas foram apontados por Hulk, Cristian Rodríguez, Guarín, Falcao e Rúben Micael; os da equipa russa por Dzyuba e Ari. Com o golo de hoje, Falcao continua a liderar a lista dos melhores marcadores da Liga Europa com 11 golos, mais um que Giuseppe Rossi do Villarreal, equipa que será o adversário do FC Porto nas semi-finais. A equipa espanhola venceu hoje o Twente, na Holanda, por 3-1, depois da goleada por 5-1 aplicada à mesma equipa há uma semana. De salientar ainda que os dragões são agora a equipa mais concretizadora desta época na Liga Europa, com 29 golos marcados (sem contar com os jogos da fase de qualificação).

Por sua vez, o SL Benfica, depois de ter vencido o PSV Eindhoven na 1ª mão por 4-1, no Estádio da Luz, viu-se hoje com relativa dificuldade em carimbar a passagem à próxima fase, tendo estado mesmo a perder por 2-0. Contudo, as águias acabaram por empatar a partida a duas bolas e vão agora encontrar o sensacional SC Braga na próxima fase desta competição.

O SC Braga, mesmo jogando com menos um homem desde o minuto 27, conseguiu manter o marcador em 0-0 até ao final do jogo com o Dínamo Kiev, resultado que permitiu a passagem dos bracarenses, depois do empate a uma bola na Ucrânia.

Com o país tão mal em tantos aspectos, pelo menos no mundo do futebol mostramos ao resto da Europa que somos bons em alguma coisa...

Os jogos das meias-finais das duas competições europeias de futebol são, então, os seguintes:

Liga dos Campeões

Real Madrid (ESP) - FC Barcelona (ESP)
Schalke 04 (ALE) - Manchester United (ING)

Liga Europa

FC Porto (POR) - Villarreal CF (ESP)
SL Benfica (POR) - SC Braga (POR)


Como se pode ver, Portugal e Espanha são os países com mais clubes ainda em competição (3). Alemanha e Inglaterra, com um clube cada, são as outras nações ainda representadas.

Parabéns às três equipas portuguesas!

. . .

Este blog é ainda um recém-nascido. Como tal, necessita de carinho e atenção. Portanto, pede-se a todos os seus visitantes que deixem um comentário, por mais idiota que seja, para que ele possa crescer saudavelmente. Obrigado.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Conan O'Brien e Neon Trees

Um dos melhores programas de televisão da actualidade é, sem dúvida, o Conan. Para quem não conhece, trata-se de um talk-show norte-americano apresentado pelo próprio Conan O'Brien (como é óbvio). Este último faz aquilo que, cá em Portugal, fazem o Herman José ou o Bruno Nogueira, por exemplo. Contudo, os seus níveis de comicidade e entretenimento são bastante superiores, na minha modesta opinião. Aconselho, portanto.

Conan O'Brien
A pior parte do Conan é, geralmente, a do convidado musical. Isto porque muitos desses convidados não são conhecidos por cá e, para ser sincero, raramente os acho talentosos. No entanto, há umas semanas, os Neon Trees surpreenderam-me com a sua espectacular actuação no programa, no qual apresentaram o tema Animal.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Yuri Gagarin

Há algo no Espaço que me fascina. Talvez seja o facto de ser grandioso, ou mesmo por ser quase completamente desconhecido... Não sei. Apenas sei que aquele vasto tapete negro, que está lá em cima todas as noites, me encanta desde a minha estadia na União Soviética, na década de 50.

Foi em 1955 que conheci aquele que viria a tornar-se no meu grande e único amigo durante a minha permanência naquele país: Yuri Gagarin. Ou Gaguinho, como eu o chamava. O fascínio dele pelo Espaço era ainda maior que o meu! Passava noites a observá-lo, não falava de outra coisa... Havia dias em que chegava mesmo ao ponto de me apetecer dizer-lhe que enfiasse a Ursa Maior num certo sítio... Mas nunca o fiz.

À medida que os anos iam passando, o Yuri ia-se tornando cada vez mais sábio. Eu já não o conseguia acompanhar! Foi, então, na manhã de 21 de Junho de 1959, que tive a seguinte conversa com ele:

"Gaguinho, acho que está na altura de voltar a Portugal. Já não consigo perceber metade do que dizes. Superaste-me de tal maneira que já não te sou útil nas tuas investigações."

"Tens razão. De facto, não és."

"Ah... Pronto. Então eu vou indo."

"Vai lá. Adeus."

"Yuri?"

"Sim?"

"Acredito mesmo que daqui a 1 ou 2 anos consigas fazer a viagem que sempre quiseste fazer: ir ao Espaço. Tens o meu apoio. Adeus."

"Obrigado. Até qualquer dia."

O meu vaticínio estava correcto. No dia 12 de Abril de 1961, há exactamente 50 anos, Yuri Gagarin tornou-se no primeiro Homem a viajar no Espaço, a bordo da nave espacial Vostok I. Parabéns Gaguinho. Mas, se não fosse eu, não terias conseguido.

Yuri Gagarin
Exacto, a idiotice está de volta ao meu blog. Mas foi a maneira que eu encontrei de homenagear o referido astronauta, nesta data importante para a Conquista Espacial. Um plágio descarado dos Descobrimentos portugueses. Enfim...

Um bem haja a todos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O (Re) Início

Começo da forma mais original que conheço:

Olá.

Depois de estar um ano afastado do mundo dos blogs, decidi voltar a fazer aquilo que gosto: escrever. Mas, claro, de um modo descontraído e apenas sobre aquilo que for do meu interesse. E, quem acompanhou a primeira versão do Sagacidade Divagante, sabe que os meus interesses passam pelo mundo do desporto, da música, do cinema e televisão, da comédia e, claro, do crochê.

Além disso, de vez em quando, pode ser que apareçam por cá relatos e/ou comentários de episódios da minha vida pessoal.

Quanto às tradicionais Relíquias do Passado, apesar de não poder prometer que vão voltar, é bem possível que tal aconteça.

Por fim, uma pequena referência a um dos novos espaços deste blog, ali do lado direito, destinado a perguntas marcadamente filosóficas. Portanto, como filósofos que todos os (possíveis) leitores deste blog são, agradeço que respondam às tais perguntas.

Cumprimentos.